Imaginei que não fosse tornar pública minha opinião sobre a atual política no Brasil. No entanto, não posso mais observar a geração X utilizando de suas armas digitais para se impor no mundo, dizendo que possuem “opinião própria” e “personalidade forte”.
Antigamente, votar era um direito exímio. Algumas pessoas que tinham 16 anos não se consideravam nem no direito de votar, por acharem que eram novos demais pra participar de algo tão grandioso.
A campanha para o voto no Brasil é fantástica, mas também pode enganar. Ora, onde já se viu uma criança de 16 anos achar que sabe o que é o melhor para o país? Essa pessoa pode insistir, birrar, e espernear, dizendo que é madura o suficiente, mas a verdade, é que ela não está preparada para votar.
Votar é algo sério. Muito mais sério que ouvir os políticos falando asneiras com musiquinhas emocionantes e achar que estão certos. Muito mais sério do que xingar um político porque parece uma “bruxa” ou o “senhor burns”. Muito mais sério do que ouvir seus pais dizendo que tal político é um monstro.
Antes de tudo, o que você deve fazer é ser humilde e assumir que não tem material intelectual suficiente pra escolher um candidato. Ou ser humilde o suficiente, pra assumir que defende um partido ou ideologia política por conta de sua família. Se você é novo e quer ajudar a democracia do país, não tem problema em acreditar no que seus pais dizem. Eles são seus pais! Só não se esqueça de que você ainda vai(e deve) criar a sua própria opinião. E pra isso, é hora de abrir a mente pra tudo. É hora de aprender a imparcialidade.
Baseado nisso, não consigo mais entrar no twitter sem ver crianças assumindo posições políticas. E essas crianças estão preocupadas com o futuro do país? NÃO! Há algumas que dizem ter desistido do Brasil. Boa parte não queria mais nem estar aqui. Então, meus amigos, pergunto: o que leva essas crianças a defenderem com unhas e dentes meros candidatos de partidos políticos? Esses candidatos são seus amigos? Fizeram alguma coisa que os emocionou? Ora, não me venha falar de estradas e hospitais públicos!
Chego a pensar, que essa defesa absurda se dá por conta de um motivo simples: essas crianças precisam se auto-afirmar. Elas não podem ser simples crianças sem opinião. Elas querem ser maduras e precisam ser maduras. Por que?!
Diante da nova era da humanidade, nos deparamos com uma situação assombrosa: a ética entre as pessoas não existe mais. Ninguém está errado. Todos têm razão. E existe uma justificativa? NÃO! Baixar a cabeça não é uma alternativa. Entender que você é capaz de um erro chega a ser estupidez.
Por isso, não só as crianças da geração X, mas todos aqueles que fazem de seus partidos políticos parte de sua alma, contribuem para uma sociedade cada vez mais coturbada. Ao invés de entender que a disputa política é algo sério, as pessoas preferem trocar ofensas pelo twitter e defender seus candidatos, brigando com amigos e caindo a níveis desesperadoramente baixos.
Não bastava destruir a alegria de assistir o futebol no estádio com brigas entre torcidas organizadas, adultos idiotas, exemplos para a geração X, com ditas cabeças formadas, saem as ruas com suas bandeiras como se fossem espingardas e travam batalhas com seus adversários. Note que os adversários são outros idiotas com outras bandeiras que tatuam no peito o nome de seu candidato.
Querer mudar o Brasil? Pra que? É mais legal esquecer das propostsas dos candidatos e saber que existem dois lados: o vermelho e o azul. Que o campeão de bolinhas de papel vença.
Falando em propostas de candidatos, você ouviu alguma coisa relevante na campanha do segundo turno? Ou ouviu Dilma e Serra se atacando desesperadamente, um partindo para o ponto fraco do outro, como se fossem lobos sedentos por uma briga?
Pois é. E as pessoas ainda querem defender candidatos que não falam nada sobre o que vai ser bom pro país. Definitivamente, a impressão que tenho, é que essas pessoas preferem votar numa grande confusão.
As eleições 2010 foram uma grande decepção pra mim. Revelaram o grande potencial que as pessoas têm de ser sugestionáveis e se agarrar a uma causa por pura auto-afirmação.
Quanto ao meu voto, escolherei um dos dois candidatos, apesar de saber que não ouvi proposta alguma de nenhum dos dois. E eu tenho meus motivos para apostar em Dilma Rousseff como a melhor opção para o país.
Não que eu tenha já todas as qualidades intelectuais para escolher um candidato ou um partido. A questão é que na minha vida e na de meus pais, o governo petista só ajudou, quando os tucanos trouxeram complicações. E eu tenho certeza que para muitas pessoas, o contrário aconteceu.
Talvez, como uma civilização, pudéssemos respeitar as duas situações, por mais que isso prove que os dois governos ainda são direcionados a públicos diferentes(e isso, só nós podemos consertar). Enquanto os tucanos querem transformar os petistas em vândalos e os petistas querem transformar os tucanos em mestres da arrogância, eu vou perder algumas horas do meu domingo, e votar em Dilma, enquanto sei que meu amigo votará em Serra. E depois, nós vamos juntos comer um pastel na feira, esquecendo totalmente que votamos em candidatos diferentes.
Num mundo ideal, as pessoas não votam para se auto-afirmar. Elas votam porque querem um mundo melhor. E esse mundo ideal está longe de ser o Brasil das eleições 2010. Os políticos são meros peões, comparados com a estupidez absurda que a sociedade brasileira eleitora demonstra.
O Poeta