Talvez eu seja bem ignorante a ponto de não saber o que autores, cineastas e artistas queiram passar. Será que querem apenas obras publicadas? Ou será que querem mostrar as mensagens que quiseram passar para determinado público? É uma discussão complexa. Afinal, procurar por mensagens naquilo que se assiste, se lê ou se vê é uma atividade para pessoas que não conhecem o mundo, são ignorantes ou incultas. Mas talvez, também uma atividade daqueles que não desistiram de mudar a porcaria de mundo em que pisam.
Não se conformar com a realidade não é prepotência, arrogância ou tentativa de superioridade. É simplesmente acreditar que tudo pode ser melhor, ao menos ao seu redor. E é isso o que faz com que pessoas saiam do fundo do poço e vão para o topo do mundo. Praqueles que acham que já estão no topo do mundo, é fácil se conformar com a merda que está lá embaixo. Porque os outros são merda. É fácil lançar olhares fuzilantes praquilo que se considera merda. Como se tivesse medo de pisar e se sujar, ou até se contaminar.
E agora, onde está a arrogância e a prepotência? Está naqueles que buscam algo para chegar ao topo do mundo, ou naqueles que já se consideram no topo do mundo e enxergam o resto como merda?
Mais uma discussão complexa. Talvez seja mais fácil não se pronunciar diante de uma temática tão nociva.
Mas o que querem dizer, os ditos intelectuais e donos da sabedoria? O que é tão lindo, que supera a reflexão dos dias de um ser humano que sabe que está destinado a viver sem liberdade, preso ao fluxo caótico da busca pelo sucesso? O que um romance de todos os dias pode fazer para mudar a vida das pessoas, para entrar em um processo de educação, para mover o mundo? É irônico. Os homens do topo acham que, enxergam tudo como merda. Está tão bom pra eles ali em cima, longe da merda, que não querem mudar nada. Talvez falar sobre a merda e hipocritamente achá-la bela seja interessante. Mas eles não viveram ali. Posso afirmar, que eles não sabem o quanto é belo, e se realmente, o que acham tão lindo, é lindo como o dizem. Se reclamam tanto de ver a merda, porque não faz algo para mudá-la? Talvez, seja mais interessante manter as coisas como estão. Seu posto, no topo do mundo, está ali, garantido. Porque tentar mudar alguma coisa? Porque se preocupar com uma mensagem para as pessoas, quando já se tem conhecimento de tantas delas? Porque tentar buscar um processo de educação que melhore a vida daqueles que estão no que chamam de merda? Não. É muito complicado. Deixe-os sentarem em seus tronos e as bocas escancaradas, cheias de dentes, esperando a morte chegar, como diria Raul Seixas. Se queremos mudar alguma coisa, temos de sair da merda para ir atrás dessa mudança. Quanto à galera do topo... eles que continuem retratando a merda e achando bonito, e querendo estar nela.
É legal observar que não tenho nada que possa comprovar o que falei de determinadas pessoas envolvidas em uma classe ou uma tribo. É interessante falar que, apesar de tê-o aparentemente feito no texto, não tenho a intenção de generalizar o que estou dizendo. É necessário dizer, que, tudo o que disse, foi um desabafo pessoal daquilo que sinto em relação ao meu dia-a-dia. E que eu, espero mudar isso um dia, mesmo que demore muito tempo.
O POETA
Nenhum comentário:
Postar um comentário