segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Se eu pudesse te pedir...



Eu teria milhões de coisas pra pedir nesse mundo. Que fossem carros, imensos imóveis, dinheiro para não ter de trabalhar e muito tempo para aproveitar ao máximo a minha vida. Seria hipocrisia falar, que nem por um minuto em nossas vidas, não desejamos alguma coisa desse tipo. Mas a verdade é que dá pra conseguir tudo isso. Não posso negar que todas as minhas buscas materiais costumam se concretizar com sucesso dentro dos meus limites. E posso dizer que estou muito satisfeito.
Em minhas buscas profissionais, tenho muitos sonhos, grandiosos e ousados, e tenho muita confiança em minhas capacidades para conquistá-los. Não tenho porque desistir deles, nem que coloquem pedras e mais pedras em meu caminho, por maiores que forem. Eu descobri o porque de estar aqui e acusações e limitações ridículas não vão me impedir de cumprir minhas missões e objetivos - ou ao menos fazer tudo para cumprí-los. Não tenho problemas com os meus sonhos, na verdade, gosto muito de ser um grande sonhador. Acredito que posso transformá-los em realidade todos os dias.
Não tenho porque reclamar das pessoas ao meu redor. Na verdade, tenho de agradecer aqueles que fazem e fizeram parte da minha história. Cada um dos personagens únicos que compuseram minha narrativa e continuam a compor me são muito especiais, e sem eles eu não seria a pessoa que sou hoje. Meus queridos pais, irmãos e todos os meus parentes. Meus amigos, tão perfeitamente colocados em minha estrada. Meus mentores e companheiros de trabalho. As pessoas que não gostaram de mim e aquelas que quiseram me ver mal. Tão importantes para a formação do meu caráter quanto a todos aqueles que um dia, de alguma maneira, me amaram. Por causa dessas pessoas, eu fui desafiado a superar os meus limites, e, de fato, sempre tinha sucesso. Minha vida não poderia ser tão perfeita.
E é. Minha vida é tudo aquilo que sempre quis, justamente porque ela pode se moldar de acordo com minhas novas vontades e desejos. Por isso digo que não tenho do que reclamar.
Mas as vezes, mesmo não me sentindo no direito, tenho vontade de reclamar. Me sinto mal toda vez que penso nisso, pois não é a vida ou o destino ou Deus quem tem culpa de certas coisas acontecerem do jeito que acontecem. A culpa é minha. Uma culpa inocente ignorante, mas é minha. E de todas as coisas que fiz errado e consegui consertar um dia, essa é uma que não consigo, de maneira alguma, consertar. TODAS as vezes, a mesma situação me encara e me derruba. E eu sei que é a minha culpa ignorante. Mas parece que entender essa matéria é mais difícil que entender matemática, física ou química. Eu não consigo. Não dá.
Eu queria poder encontrar, em algum lugar, a explicação por sempre tirar nota vermelha nessa matéria. Eu quero aulas de reforço, eu quero uma recuperação! Eu sei que não existe algo parecido com isso e por isso não me iludo. Mas a dor que sinto todas as vezes que isso acontece é a única que parece que nunca vai passar. Sei que não tenho o direito de reclamar, mas não posso evitar sentir. Peço desculpas por sentir uma vontade absurda de cobrar isso do universo ou de uma força maior.
Senhor. Se existisse algo que me sentisse no direito de lhe pedir, o Senhor já conhece o meu desejo. Todo o resto eu tentaria resolver sozinho.


O POETA

Nenhum comentário: