quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010


Como todo ser humano, hoje eu fui fraco. Fraco por ter ido buscar minha força maior, meu Deus em um momento em que não fui agradecer, tão menos pedir perdão: eu fui, mais uma vez, pedir. Como se não bastasse todos aqueles que têm fome e passam problemas graves todos os dias estarem lá, batendo a porta de uma força cósmica, estava lá também o meu pedido egoísta e sem importância, que eu deveria tomar vergonha na cara e ir resolver só, como todos os outros. E sabem o que é mais incrível? Deus me ouviu e me respondeu.
Eu jamais duvidei disso. Sempre soube que essa força estava comigo, onipotente, onipresente e onisciente. Eu só jamais me julguei no direito de levar meus fúteis problemas ao seu conhecimento. E hoje, sem que eu precisasse expressar meu desejo verbalmente ou mentalmente, só o fato de me lembrar que queria lhe pedir algo, Ele me respondeu.
A chuva ameaçava cair. Ora caía de leve sobre o telhado, ora cessava abruptamente. 10 minutos antes de 2010 começar, não tinha chuva, nem mesmo garoa. Só as goteiras dos telhados despejavam o resto da chuva que caíra há alguns minutos. Subi as escadas para ver a queimada de fogos. Poucas pessoas, os céus ainda pareciam secos. Quando os fogos começaram a anunciar a chegada do novo ano, eu estava lá, esperando pela contagem regressiva, sozinho no meu canto, fazendo uma de minhas preces a Deus. Minha mente trabalhava tão rápido, que não consegui expressar com clareza meus pensamentos. Mas lá dentro, em algum pedaço de minha mente, eu estava fazendo meu pedido injusto, pedindo desculpas por estar o fazendo, e agradecendo, sem jeito, por tudo o que aquele ano me proporcionara.
A contagem regressiva começou, desajustada no começo, algumas pessoas no 10, outras já no 3. Não importava mais nada, pois logo se acertaram. Quando chegaram a um 3 comum, gotas finas de chuva cortaram os céus, pingando devagar sobre as cabeças, espantando algumas garotas que desciam para casa de volta em busca de seus guarda-chuvas. Também não importava. Quando a contagem chegou ao fim, as gotas caíram mais fortes e mais juntas. A chuva. Deus em forma de chuva. Foi quando percebi que lá, no fundo da minha consciência, eu desejara que eu tivesse alguma resposta física. E tive, quando vi a chuva cair exatamente na virada do ano. Não bastasse essa resposta, a chuva cessou abruptamente 5 minutos depois. Elegante, nobre, com classe.
Quando comentei com alguém que Deus tinha me respondido, e a resposta foi cética, mas não desanimadora. Expressei minha alegria, passando vergonha e gritando a todos que quisessem ouvir: "FELIZ ANO NOVO! OBRIGADO DEUS!" Parecia um evangélico fanático se eu conto assim, mas não foi desse jeito. Nem gosto de algo tão fanático assim. Só expressei aquilo que havia sido tão significante e diferente naquele momento. E se de alguma forma, eu ainda estivesse cético, não teria mais como duvidar. Ao gritar aquelas palavras, uma rajada de vento e chuva cortou em direção contrária, molhando-me completamente. Coincidência? Mas nem se isso existisse. Eu sei que recebi a resposta da força maior para aquilo que havia pedido. E mesmo que o pedido em si não seja realizado, tamanha a sua futilidade, Deus me mostrou mais uma vez que estava ao meu lado. E eu nunca vou esquecer desse momento.
Meu Deus, aquele em que eu acredito, e que nenhuma religião pode comprovar sua existência, falou comigo hoje. Ele se provou estar presente em todos os meus momentos. E provou que me escuta, mesmo quando faço um pedido tão fútil e digno de ser ignorado. Isso me levou a pensar: tamanha é essa força. Se me escuta em meu momento mais fútil, quem dirá aqueles que não vêem outra saída à não ser procurar por Ele.
Por isso eu digo agora: nunca deixem de acreditar. Ele está aí. Nas árvores, no mar, na chuva, no rosto de uma criança, no latido de um cachorro, no choro de um bebê, no cantar de um galo, no galope de um cavalo. Bem mais próximo que de um altar, de uma imagem ou de uma possessão espiritual. Ele está do seu lado. É só procurar direito.

O POETA

Um comentário:

Unknown disse...

EU ACHEI MTO BONITO ESSE TEXTO.VC REALMENTE CONSEGUIU CAPTAR A ESSENCIA DAS COISAS.EU SOU EVANGÉLICO E TE DIGO:DEUS ESTÁ EM TUDO E EM TODOS OS LUGARES.ELE SE COMUNICA CONOSCO DE DIVERSAS MANEIRAS E ESSA FOI UMA DELAS .QUE BOM Q VC ABRIU A TUA SENSIBILIDADE PRA ISSO.É UM BELO TEXTO.PARABÉNS!!!!